No passado dia 24 de abril, decorreu no Parque de São Caetano o ato simbólico para a assinatura do auto de consignação para a empreitada de construção do Pavilhão Municipal de Vilar do Paraíso entre a Câmara Municipal de Gaia e a Edivalor. A empreitada, com um custo de 2,6 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias, arrancará na próxima segunda-feira, 28 de abril.
Este equipamento, integrado no Parque de São Caetano, terá uma bancada de 275 lugares sentados, somando-se um ringue ao ar livre e que dará resposta ao que atualmente existe no local. Com esta construção, está também incluída a requalificação e renaturalização do Parque de São Caetano, com respeito pelo património ambiental do espaço.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, aproveitou a sua intervenção para ‘desfazer alguns mitos’ que nasceram em torno deste projeto. "Não passará aqui o TGV. Com estação ou sem estação em Vilar do Paraíso, não afetará minimamente este projeto. Por outro lado, deixará de haver aqui corridas de karts e manteremos a estrutura ambiental. O último mito é a ideia de estarmos a construir um equipamento que pode não ser para ninguém porque não há uma dinâmica associativa desportiva tão pujante em Vilar do Paraíso como há noutras freguesias, onde se multiplicam os clubes. O papel das políticas públicas não é reproduzir necessariamente as realidades. É, em muitos casos, incrementar medidas para mudar e melhorar as realidades. Se é verdade que estamos numa freguesia em que a dinâmica desportiva não é a que todos gostaríamos, também é verdade que se nada for feito nunca mudará”. O Pavilhão Municipal de Vilar do Paraíso será, por isso, um contributo para que as escolas, as coletividades envolventes e outras entidades usufruam deste equipamento.
Numa lógica de investimento inteligente e sustentável, o pavilhão municipal de Vilar do Paraíso foi projetado de forma a perspetivar uma utilização racional de energia, a utilização racional dos recursos naturais e o recurso às energias renováveis, estando apto para acolher as modalidades de patinagem, futsal, andebol, basquetebol e voleibol.
Fonte/Foto: CM Matosinhos