A Câmara Municipal de Gaia tem ao dispor dos seus recursos humanos uma equipa multidisciplinar e especializada que os acompanha em momentos de exigência pessoal ou de transição profissional.
AURA é uma equipa da Direção Municipal de Gestão de Pessoal e Carreiras, cuja identidade está refletida na própria sigla: Apoio, União, Renovação e Acompanhamento. É constituída por trabalhadores da referida direção e do Departamento de Gestão Escolar e Recursos Educativos, com profissionais de nutrição, sociologia, psicologia, comunicação e terapia ocupacional.
Atualmente, esta equipa está a acompanhar dois projetos específicos: o Re-Ativa, dedicado à preparação para a reforma, e o Programa de Acompanhamento e Capacitação de Trabalhadores/as Cuidadores Informais.
A entrada na reforma representa uma mudança significativa na vida de qualquer trabalhador. Para apoiar este momento de transição, foi criado o Projeto Re-Ativa, que tem como objetivo fornecer aos trabalhadores ferramentas que facilitem uma passagem mais informada, tranquila e satisfatória para esta nova fase da vida.
Destinado a trabalhadores com 60 ou mais anos, em fase de pré-reforma ou com intenção de se reformar nos próximos meses ou anos, o projeto tem como principais objetivos aumentar a literacia em saúde e qualidade de vida, preparar a mudança de rotinas e papéis sociais, incentivando o empoderamento individual, e ainda prevenir o sentimento de improdutividade, promovendo o equilíbrio emocional, físico e ocupacional.
A implementação do programa teve início em 2024, com a apresentação formal aos trabalhadores abrangidos e aos dirigentes. Em 2025, arrancaram duas turmas piloto, envolvendo um total de 32 participantes, que estão a frequentar um programa composto por nove sessões mensais, com a duração aproximada de uma hora e meia cada.
As sessões abordam temas centrais para uma reforma ativa, organizadas de forma sequencial: a primeira sessão consiste na apresentação geral do projeto e na reflexão sobre as mudanças que acompanham a entrada na reforma. Seguem-se sessões dedicadas ao bem-estar psicológico durante a transição, à literacia financeira e às mudanças esperadas, à literacia digital e à integração segura de conteúdos digitais no dia a dia, à importância da atividade física nesta fase da vida, e às adaptações necessárias na alimentação. Além disso, abordam-se temas como o equilíbrio ocupacional, a gestão da rotina e a adaptação às novas dinâmicas do quotidiano, bem como as opções de ocupação do tempo livre, com destaque para as atividades disponíveis no Município de Vila Nova de Gaia. A última sessão é dedicada à partilha de experiências e ao esclarecimento de dúvidas.
A primeira edição do programa decorrerá até ao final de 2025, estando já prevista a abertura de novas turmas em 2026.
Fonte/Foto: CM Gaia