Em
Concelho de Vila Nova de Gaia

2025/12/15

Autarca de Gaia distingue António Sala distingue António Sala com a medalha de honra do Município

Concelho

Foi uma noite de sexta-feira plena de memórias inesquecíveis e emoções fortes no Auditório Municipal de Gaia, no espetáculo da celebração dos 60 anos de carreira do locutor António Sala, de 76 anos, um gaiense nascido em Vilar de Andorinho em 14 de janeiro de 1949.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Menezes, agraciou António Sala com medalha de honra da cidade, conferindo-lhe o título de Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia. Foi o momento mais tocante da noite.

"Hoje, entregamos-te esta distinção como reconhecimento não só do teu percurso profissional, mas também do impacto que tens tido na vida de todos nós” afirmou o presidente da Câmara de Gaia, que tratou Sala por "tu” para dar conta da longa amizade entre ambos. 

Num discurso carregado de emoção e admiração, Menezes afirmou: "António, a tua trajetória é um exemplo de perseverança, talento e dedicação à nossa cultura e à nossa comunidade. É uma honra poder estar aqui contigo nesta noite especial.”

A noite de 12 de dezembro de 2025 fica, assim, marcada na história da cidade, com uma homenagem a um grande homem da rádio que, nas décadas de 1980 e 1990, conduziu o programa "Despertar”, na Rádio Renascença, entre as 7h00 e as 10h00, que durante muitos anos foi o programa de rádio mais ouvido em Portugal.

Um programa feito a partir dos estúdios de Lisboa da emissora católica portuguesa, mas que contava com a participação, nos estúdios do Porto, de Olga Cardoso (1934-2025), recentemente falecida.

Não admira, por isso, que o Auditório Municipal de Gaia estivesse repleto de um público entusiasta e emocionado, que acolheu com calor e admiração o comunicador que há seis décadas acompanha várias gerações com o seu talento, carisma e dedicação.

O espetáculo foi uma viagem pela trajetória de António Sala, desde os seus primeiros passos ao piano, no emprego da mãe, até aos momentos históricos que marcaram Portugal – a ditadura, a Guerra Colonial e a revolução de 25 de Abril de 1974. 

Convidados especiais como Pedro Abrunhosa, Sónia Araújo e Jorge Gabriel partilharam o palco, enriquecendo a noite com momentos de humor, música e emoções. 

Jovens talentos também abrilhantaram o evento com sketches humorísticos e interpretações musicais, demonstrando a continuidade e renovação do talento que António Sala ajudou a fomentar.

A noite foi também um tributo à carreira de Sala como letrista e compositor, celebrando as inúmeras canções e programas que encantaram o público, com uma homenagem especial à sua grande amiga Olga Cardoso – falecida no passado dia 2, aos 91 anos de idade –, com quem o locutor partilhou inúmeras emissões de rádio que permanecem na memória de muitos. Recordamos, aliás, as edições do programa "Despertar” em direto, a partir da Avenida dos Aliados, com a presença de milhares de ouvintes.

A noite de celebração foi, assim, um testemunho do apreço da comunidade gaiense e da sua admiração por um homem da terra que, ao longo de seis décadas, soube cativar e emocionar as pessoas, deixando uma marca indelével na cultura e na história de Vila Nova de Gaia.

 

Fonte/Foto: CM Gaia

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Maior redução de sempre na fatura da água em Gaia
30/01/2026
Talento jovem do CIS brilha na abertura do Voluntariado 2026
30/01/2026
Biblioteca Municipal recebe vida e obra de Camilo Castelo Branco
29/01/2026
Gaia distinguida com Bandeira de Capital Portuguesa do Voluntariado 2026
29/01/2026
FC Perosinho com vitória expressiva frente ao Leverense B
28/01/2026
A dança falou todas as línguas com talento e diversidade no PortDanceFest
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município e Proteção Civil com medidas preventivas devido ao risco de cheias
27/01/2026