Numa colaboração entre o Município de Vila Nova de Gaia, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Gaia e a Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, será implementado o projeto «Andebol passo a passo 2025-2027», cujo apoio financeiro na ordem dos 13.600 euros será discutido na próxima reunião do executivo municipal, que decorre a 15 de setembro.
Trata-se de um projeto inovador e único no país que tem como objetivo a promoção da atividade física, exercício físico, aptidão física, saúde e bem-estar junto da população de meia-idade/sénior, alinhado com o Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde, que ambiciona a redução da inatividade física em 15% até 2030. Este é um grupo especialmente vulnerável e frequentemente excluído e isolado física e socialmente, evidenciando uma maior prevalência de doenças crónicas relacionadas com o estilo de vida inativo.
Este projeto integra-se num trabalho conjunto de vários países, podendo contar com várias parcerias nacionais e internacionais que asseguram parte dos custos e necessidades relacionados com a sua execução, nomeadamente o Instituto Universitário da Maia, as Faculdades de Desporto, Psicologia e Medicina da Universidade do Porto, a Universidade da Dinamarca do Sul, os Centros de Investigação CIDESD, CIAFEL e CIFI2D, o Centro de Medicina Desportiva do Porto, a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Europeia de Andebol, entre outros.
Além do apoio financeiro que será dado à Santa Casa da Misericórdia de Gaia, o Município irá disponibilizar os pavilhões municipais, em dias e horários a definir. Por sua vez, a Misericórdia será responsável pela disponibilização de técnicos habilitados para o desenvolvimento das atividades desportivas e acompanhamento pedagógico e pela cedência de todo o material necessário. De referir que a Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho será a responsável por selecionar e recrutar 60 homens, com doença arterial periférica com claudicação intermitente de meia-idade/sénior para participarem no projeto.
Fonte/Foto: CM Gaia