Durante o dia 13 de maio, leitores de todas as idades tiveram a oportunidade de participar numa estafeta literária que percorreu as bibliotecas públicas dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) para celebrar o livro e a leitura, num verdadeiro espírito de partilha. A iniciativa «Leituras Metropolitanas» foi promovida pela Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da Área Metropolitana do Porto (RMBP-AMP) para assinalar o seu primeiro aniversário.
A Biblioteca Municipal de Gaia visitou a Biblioteca Municipal de Espinho com o projeto Poesia (Con)Vida – Sessão de Leituras Partilhadas, que inclui «Um Livro», uma homenagem a Vinicius de Moraes e ao seu poema «A Casa»; poema Pial, de Fernando Pessoa; e Hora do Conto, com «A Estranha Visita», de Gracia Iglesias e Vicente Cruz. Por sua vez, a Biblioteca Municipal de Gaia recebeu a Biblioteca Municipal de Espinho, com o projeto «As Vogais São Demais», uma história sobre as vogais inspirada em diversas obras, como «O que se vê no ABC?», «História das cinco vogais», «As cinco amigas» ou «Abecedário Maluco».
A iniciativa «Leituras Metropolitanas» assume a forma de uma estafeta literária, articulada entre as 17 bibliotecas públicas municipais que integram a rede, envolvendo equipas locais em atividades coordenadas de leitura, interação e partilha. Dirigida a públicos de todas as idades, este evento celebra o gosto pela leitura e reforça o compromisso da RMBP-AMP com a promoção da literacia e o fortalecimento do trabalho colaborativo entre bibliotecas públicas. Uma viagem coletiva através das palavras, onde a leitura se afirma como ponto de encontro e elo de união para toda a comunidade metropolitana.
Fonte/Foto: CM Gaia