Em 2025, as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a participação variável no IRS, a Derrama e os Direitos de Passagem permanecerão iguais aos valores hoje aplicados.
No caso do IMI, cujo valor já tinha descido o ano passado, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai manter o valor em 0,36%. Mantém-se, ainda, a majoração de 30% para imóveis degradados ou rústicos abandonados. Nesta majoração incluem-se os imóveis que, por imposição do Município, estão com obras de conservação ou beneficiação por serem um perigo para a segurança de pessoas e bens e os prédios rústicos com áreas florestais que estão ao abandono.
Quanto à participação variável do IRS dos contribuintes com domicílio fiscal no concelho, a autarquia vai manter a taxa aplicada no último ano em 2,5%.
No que se refere aos valores da derrama, vai ser mantida a taxa em 1,25% para empresas com um volume de negócios superior a 150 mil euros, sendo que o valor será de 1% para empresas com um volume de negócios até 150 mil euros. Manter-se-á, também, a isenção, durante um ano, para empresas que se tenham fixado no concelho durante 2024, desde que tenham criado ou mantido durante esse período cinco ou mais postos de trabalho. Também a Taxa Municipal dos Direitos de Passagem manter-se-á nos 0,25% em 2025.
Estas propostas serão discutidas na próxima reunião do executivo municipal, que se realiza a 18 de novembro.
Fonte: CM Vila Nova de Gaia
Foto: CM Gaia/Rui Melo