No âmbito da Gaia Assembleia Municipal +Jovem (GAM+Jovem), decorreram as sessões plenárias do projeto, envolvendo jovens deputados das escolas de Gaia. Esta iniciativa pretendeu desenvolver o pensamento crítico, a literacia política e a capacitação para o debate democrático. Ao longo das sessões, os participantes experienciaram uma verdadeira imersão na prática democrática, assumindo os seus cargos, constituindo a mesa da assembleia e debatendo propostas concretas para a comunidade.
No passado dia 8 de abril foi apresentada a proposta mais votada – «Jovens Informados, Futuro Assegurado» do Colégio Internato dos Carvalhos – na presença do presidente da Câmara Municipal e dos restantes vereadores, bem como de toda a comunidade escolar.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "a participação pública é um barómetro permanente e define o caminho a seguir. Em Gaia, temos seguido um caminho agregador, onde as diferentes juventudes são sempre ouvidas e levadas em consideração para o caminho de coesão social que pretendemos continuar a seguir”.
Ainda no âmbito do GAM+Jovem, e através da exploração de práticas de educação não-formal, diálogo jovem e partilha entre pares, os jovens apresentaram, discutiram e votaram outras propostas relevantes, tais como «Jovens 360º- Literacias para um mundo em mudança», «Intercâmbio - Gaia Sem Fronteiras», «Desporto com Arte e Igualdade» e «Jovens e Idosos conectados».
O Gaia Assembleia Municipal + Jovem é um dos projetos de referência de um Município que, em 2025, foi distinguido com o título de "Capital Nacional de Juventude”, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Fonte/Foto: CM Gaia