A Câmara Municipal homenageou, numa cerimónia simbólica realizada a 3 de junho, nos Paços do Concelho, as duas professoras de Vila Nova de Gaia finalistas do Global Teacher Prize Portugal, uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do país e de cada comunidade onde está inserido. Nádia Bastos, docente na EB do Marco – Agrupamento de Escolas António Sérgio, e Sandra Campelos, do Colégio Internato Claret, estão entre os dez finalistas do prémio, cujo vencedor será conhecido a 6 de junho.
Nádia Bastos é professora do 1.º Ciclo e a sua história de superação pessoal moldou uma prática pedagógica profundamente humana e inclusiva. Adota metodologias inovadoras que colocam os alunos no centro da aprendizagem, promovendo competências essenciais para o futuro. Aposta no ensino colaborativo, na investigação, no ensino experimental e no aprender a brincar, recorrendo também aos conhecimentos de neurociências para tornar a aprendizagem mais efetiva e significativa. Quando se apercebeu de que vários alunos não valorizavam os conteúdos, nem tinham objetivos para o futuro, desenvolveu o projeto «Universos», que promove uma abordagem multidisciplinar e liga aprendizagens essenciais a saídas profissionais. Inclui visitas de faculdades à sala de aula, workshops e atividades práticas que integram carreiras STEAM, lançando desafios que mobilizam os conteúdos do currículo de forma prática. A colaboração entre turmas e a articulação entre professores garantem um ambiente de partilha e investigação contínua.
Já Sandra Campelos, professora de Matemática, utiliza uma prática educativa que assenta numa visão ampla da cultura, onde esta disciplina é entendida como linguagem universal, forma de expressão e ferramenta de leitura do mundo. Acredita que o ensino deve ser inclusivo, criativo e acessível a todos. Foi pioneira, em Portugal, na criação de manuais e auxiliares de estudo com imagens reais e exercícios organizados por níveis de dificuldade — uma abordagem diferenciadora que aproxima a Matemática da vida real e apoia todos os alunos, independentemente do seu ponto de partida.
Tem acompanhado alunos que iniciaram o seu trajeto com graves problemas e desmotivação. Com práticas pedagógicas ajustadas, respeito pelo ritmo de cada um e foco no reforço positivo, foi testemunhando mudanças significativas: muitos redescobriram o sentido e a utilidade da escola e da Matemática, desenvolveram confiança e competências, o que influenciou o seu percurso académico/profissional. A evolução das médias internas e os bons resultados nas provas nacionais são constantes, mesmo em alunos com necessidades especiais.
Para a edição de 2025, o Global Teacher Prize Portugal voltou a registar um elevado número de candidaturas, com um total de 170 submissões, refletindo o crescente reconhecimento da importância do prémio no panorama educativo nacional. Este prémio é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, desde que sigam o currículo português.
Este prémio é a versão nacional do prémio mundial Global Teacher Prize (GTP), também chamado de "Nobel” da Educação, uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o objetivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo.
Apostando no reconhecimento do papel central que os professores têm na formação de sociedades mais desenvolvidas, mais prósperas e justas, este prémio foca-se em três objetivos principais. Em primeiro lugar, pretende-se partilhar boas práticas de evolução e inovação na sala de aula. Em segundo lugar, promover um debate construtivo sobre o futuro da educação e os novos desafios. Finalmente, a intenção é sublinhar a importância do papel dos professores no desenvolvimento da educação e do país.
Fonte/Foto: CM Gaia