Na sua reunião pública da passada terça-feira, 16 de dezembro, o executivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai analisar e votar uma proposta de apoio financeiro às atividades de todas as juntas de freguesia do concelho, num montante global de 250 mil euros.
A proposta prevê a atribuição de verbas diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada freguesia. Neste sentido, está contemplado um apoio de mil euros às freguesias de Canidelo, Lever, Madalena, Mafamude, Oliveira do Douro, Pedroso, Afurada, Sandim, Seixezelo, Serzedo, Valadares e Vilar de Andorinho.
Olival receberá um apoio de 5 mil euros, enquanto Sermonde terá uma verba de 7.500 euros e Gulpilhares de 10 mil euros. A Crestuma será concedido um apoio de 15 mil euros. As freguesias de Vilar do Paraíso, Santa Marinha, São Félix da Marinha, Perosinho, Grijó, Canelas, Avintes e Arcozelo contarão com um apoio de 25 mil euros cada.
Esta proposta enquadra-se numa política de cooperação contínua com as juntas de freguesia, considerada uma realidade comprovadamente válida e fundamental para o exercício de competências de proximidade junto das populações locais.
Uma colaboração que permite uma maior agilidade na ação, uma economia de recursos – nomeadamente financeiros – e uma atuação mais eficiente e célere, com claras vantagens para as comunidades locais.
Com cada uma das 24 juntas de freguesia, o acordo de cooperação terá validade até 31 de março de 2026, reforçando o compromisso do Município com a melhoria das condições de vida das populações das freguesias do concelho.
De acordo com os protocolos, as juntas de freguesia ficam obrigadas a apresentar à Câmara Municipal de Gaia um relatório da execução financeira do apoio recebido.
Fonte/Foto: CM Gaia