O encontro focou-se na transferência da boa prática WISH-MI, implementada pelo Município de Milão.
Nos dias 14 e 15 de maio, Gaia acolheu a reunião de parceria da rede de transferência de inovação- Wish Cities. Este encontro focou-se na transferência da boa prática WISH-MI, implementada pelo Município de Milão, em Itália, com o objetivo de criar oportunidades para integrar plenamente os jovens na sociedade.
Durante a reunião, representantes de várias cidades europeias, nomeadamente Milão (Itália), Cartagena (Espanha), Dublin (Irlanda), Korydallos (Grécia), Pori (Finlândia) e Valmiera (Letónia), discutiram como adaptar e aplicar essa abordagem nas suas próprias comunidades, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo.
Outro ponto-chave abordado foram os projetos tidos como boas práticas de Gaia, tais como: Gaia Orçamento Participativo Jovem, o Conselho Municipal de Juventude e o Plano Municipal da Juventude 2.0. Nesta apresentação, houve ainda o testemunho de vários jovens gaienses que apresentaram a sua experiência nas dinâmicas e projetos liderados pela Divisão da Juventude.
"As constantes solicitações internacionais representam um profundo reconhecimento em relação a um trabalho que potencia e desenvolve quer jovens quer técnicos de juventude. Deixando a nossa marca, estabelecemos também compromissos de parceria e afinamos por um espírito de responsabilidade Gaia Capital Nacional de Juventude 2025 que nos enche a todos de orgulho”, esclareceu Elísio Pinto, vereador da Juventude.
Do programa da reunião de parceria destacaram-se as visitas ao Jardim Sensorial (projeto vencedor GOP + Jovem), visita à Escola Oficina (com realização de workshop de cartonagem) e, ainda, uma visita ao Centro de Inclusão Social de Canelas, no qual se pretendeu dar a conhecer aos participantes outras práticas inovadoras e inclusivas do Município de Gaia.
Esta reunião de parceria teve um impacto significativo no fortalecimento das redes de colaboração entre cidades europeias, permitindo a troca de experiências e a adaptação da rede de transferência de Inovação URBACT. A rede Urbact ITN Wish Cities continuará a desenvolver soluções inovadoras para garantir um futuro mais inclusivo das gerações mais jovens.
Fonte/Foto: CM Gaia