O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) distinguiu Vila Nova de Gaia com o primeiro título de Capital Nacional de Juventude. De acordo com o IPDJ, "a candidatura de Vila Nova de Gaia evidenciou-se pelo seu compromisso com os/as jovens, refletido em políticas inovadoras, no dinamismo do Conselho Municipal de Juventude e na implementação de um plano de atividades abrangente”.
"Esta é a positiva consequência da grande aposta do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, nas diferentes juventudes do concelho. E esta vitória é, também, dos jovens e dos seus projetos, isto num universo em que tudo é definido de acordo com os seus contributos e propostas”, salientou Elísio Pinto, vereador da Juventude, na sua intervenção.
A candidatura de Gaia foi considerada a melhor de um rol de dezanove municípios que concorreram a esta edição inaugural. Serão promovidas ações de âmbito nacional e internacional devidamente enquadradas nos eixos do Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0. Para lá da atribuição do galardão, realizou-se a primeira sessão de auscultação da Agenda Nacional de Juventude, promovida pelo Ministério da Juventude e da Modernização, que contou com a participação de cinquenta jovens do município.
"Estamos certos de que os contributos dos jovens gaienses vão fazer a diferença. Até a nível físico – com a apresentação próxima do projeto do Centro de Juventude de Gaia – estamos na linha de frente de um processo de capacitação jovem que perdurará de forma firme nos tempos vindouros”, esclareceu Elísio Pinto, Vereador da Juventude.
A sessão contou com a presença de Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e da Modernização, e de Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude. A apresentação da cerimónia ficou ao encargo dos jovens gaienses Gonçalo Riscado e Mariana Marques Moreira e contou, também, com uma atuação de Inês Lima e do Coro da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Fonte/Foto: CM Gaia