Enquanto Capital Portuguesa do Voluntariado 2025, a cidade da Maia acolheu o XI Encontro Intermunicipal de Voluntariado, nos dias 6 e 7 de novembro. Nesta ocasião, e na presença de Elizabete Silva, vereadora da Câmara Municipal de Gaia (em representação do Presidente), foi formalmente divulgada a próxima Capital Portuguesa do Voluntariado. Em 2026, Vila Nova de Gaia é a cidade escolhida, uma distinção que representa uma oportunidade para reforçar a visibilidade e o impacto do voluntariado, promovendo a cidadania ativa, a solidariedade e o bem-comum no território.
Por ocasião deste encontro, Elizabete Silva esteve ainda em reunião com a Confederação Portuguesa do Voluntariado e com a vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos. Foram debatidas formas de reforçar a cooperação entre municípios e partilhadas boas práticas na área do voluntariado.
De referir ainda que o júri justificou a sua decisão pelos méritos da candidatura de Gaia, que apresentou "um plano estratégico e um programa de atividades robusto e preparado” para o desafiante ano de 2026 (Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável). Foi, ainda, realçada "a valorização crescente do voluntariado na comunidade gaiense; a realização da gala e o reconhecimento dos voluntários; o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Plano Europeu de Voluntariado 2030”. Tudo isto demonstra "uma visão global e um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo”.
Fonte/Foto: CM Gaia