De 15 a 18 de setembro, um grupo de especialistas internacionais – Portugal, Roménia, Polónia, Itália e Suécia – esteve em Gaia para dar o pontapé de saída do projeto «Charting Futures», que pretende desenvolver e tornar mais apelativa, do ponto de vista comunicativo, a Carta Europeia do Trabalho com Jovens a Nível Local.
"Esta carta europeia define as linhas orientadoras do trabalho com os jovens e nós queremos estar na frente deste extraordinário processo de capacitação. Na realidade, a aposta nos jovens é o instrumento mais precioso ao serviço do desenvolvimento sustentável”, esclarece Elísio Pinto, vereador da Juventude.
Os objetivos da Carta Europeia passam por construir pontes a nível local e europeu, garantir o diálogo entre todos os agentes, fazer da componente europeia uma parte essencial do trabalho de juventude, oferecer oportunidades de desenvolvimento e reconhecer e distinguir boas práticas.
"É com orgulho que somos Embaixadores em Portugal, juntamente com Águeda, deste notável projeto criador e fomentador de pontes que é o Europe Goes Local. Defendemos uma Europa unida, democrática e onde nenhuma juventude é deixada para trás”, salienta Elísio Pinto.
O «Charting Futures» resulta de uma candidatura aprovada ao programa Erasmus + e terá agora os próximos capítulos nos restantes parceiros do projeto.
Fonte/Foto: CM Gaia