Em
Concelho de Vila Nova de Gaia

2025/07/29

GAIA ULS Gaia/Espinho reforça capacitação profissional com Curso de Acessos Vasculares Avançados

Concelho

A aposta na formação profissional tem vindo a consolidar-se como um pilar estratégico da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho, contribuindo para a valorização e qualificação contínua das suas equipas. Nesse sentido, no passado dia 17 de julho de 2025, teve lugar o Curso de Acessos Vasculares Avançados, dirigido a médicos e enfermeiros de vários serviços.

Organizado pelo Serviço de Formação e pela Equipa de Acessos Vasculares da ULSGE, constituída pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Unidade de Hospitalização Domiciliária (Isabel Almeida, Anabela Santos, Lea Pedrosa e Paulo Couto), o curso teve como principal objetivo capacitar os profissionais para a utilização segura e eficaz de cateteres PICC e Midline.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso, Enf. Gestor Pedro Vieira, “após identificarmos vários profissionais com potencial para integrar a área dos acessos vasculares, decidimos avançar com uma formação intensiva, conjugando a componente teórica com a prática clínica”.

O programa formativo abordou conteúdos como o organograma de decisão para a escolha do dispositivo, anatomia vascular, ecografia e punção venosa eco-guiada, tendo incluído sessões práticas com simuladores, colocação de cateteres e estratégias de manutenção dos dispositivos. “A técnica de punção eco-guiada e a gestão adequada dos PICC e Midlines são cada vez mais essenciais numa prática clínica segura e baseada na evidência,” sublinhou a formadora Enf. Anabela Santos.

A formação decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, contando com a participação de 18 formandos.

Para o Diretor do Serviço de Formação da ULSGE, Tiago Oliveira, esta iniciativa representa bem o compromisso institucional com a qualificação das equipas: “a formação contínua dos nossos profissionais é uma prioridade. Este curso é um exemplo claro da capacidade de resposta a necessidades formativas específicas, promovendo competências técnicas diferenciadas que se traduzem em ganhos diretos para a segurança do doente e para a qualidade dos cuidados prestados”.

O balanço da formação foi bastante positivo, como destaca a enfermeira especialista Isabel Miranda, do Bloco Operatório de Cirurgia Cardio-Torácica, “foi uma experiência extremamente prática e esclarecedora. Sinto-me agora mais preparada para utilizar, manusear e manter estes dispositivos, contribuindo para um acompanhamento mais seguro dos doentes”.

Para além desta ação, já foram realizadas quatro formações sobre manutenção de acessos vasculares na ULSGE, estando previstas mais quatro até ao final do ano. Estas iniciativas reforçam o investimento da ULSGE na formação contínua e na excelência da prática clínica.

 

Fonte: ULS Gaia/Espinho
Foto: Saúde Mais

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
SC Coimbrões apresenta-se aos sócios e adeptos este sábado
21/08/2025
PJ detém homicida a homem de 42 anos em Vila Nova de Gaia
21/08/2025
Usufrua de livros nas bibliotecas do Jardim da Freguesia da Madalena
20/08/2025
Município e IPO Porto promovem I Caminhada de Sensibilização Desmistificar a Dádiva de Células
20/08/2025
Novo equipamento de Ressonância Magnética Cardíaca reforça diferenciação clínica e científica da ULS
19/08/2025
Autarquia recolhe resíduos verdes gratuito porta-a-porta
19/08/2025
Duda reforça plantel do CF Oliveira do Douro
18/08/2025
Freguesia da Madalena promove Semana Balnear
18/08/2025