Vila Nova de Gaia vai ser a Capital Portuguesa do Voluntariado 2026. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo júri da Capital Portuguesa do Voluntariado 2026, que assim designou vencedora a candidatura do município gaiense.
O júri justificou a sua decisão pelos méritos da candidatura de Gaia, que apresenta "um plano estratégico e um programa de atividades robusto e preparado” para o desafiante ano de 2026 (Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável); "a valorização crescente do voluntariado na comunidade gaiense; a realização da gala e o reconhecimento dos voluntários; o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Plano Europeu de Voluntariado 2030”, que demonstram "visão global e um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo”.
Em carta enviada ao Município de Gaia, o júri endereça "votos de congratulação e os desejos de que, enquanto Capital Portuguesa do Voluntariado em 2026, possa contribuir para a valorização e visibilidade do voluntariado em Portugal”. Acrescenta, ainda, a recomendação de que haja um "compromisso conjunto do Município de Gaia e da Confederação Portuguesa do Voluntariado” na "definição de objetivos mais concretos e detalhados para contribuir diretamente para o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável” e na "intensificação da rede de colaboração com as organizações promotoras de voluntariado locais”.
Para esta conquista de Vila Nova de Gaia foi decisivo o trabalho desenvolvido, diariamente, pela Estrutura Municipal de Voluntariado Inclusivo e Orientado, bem como das equipas envolvidas no programa «Ser + Vizinho» e dos técnicos da Juventude que todos os dias se dedicam a esta causa.
Fonte/Foto: CM Gaia