A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia disponibiliza, durante o período da interrupção letiva da Páscoa, o programa GAIAaprende+, que se destina a crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho. Este ano, conta com o dobro das inscrições, comparativamente com o período homólogo do ano passado. Se em 2024 o programa registou 1.060 inscrições, este ano será frequentado por, aproximadamente, 2 mil crianças.
O GAIAaprende+ tem como principal objetivo assegurar o acompanhamento, em período não letivo, das crianças que frequentam os estabelecimentos públicos do pré-escolar e do 1.º ciclo, sendo dinamizadas diversas atividades lúdicas, culturais e desportivas, organizadas sob a forma de oficinas. O programa, que decorre entre as 7h30 e as 19 horas, inclui, ainda, a promoção de atividades terapêuticas e desporto adaptado para crianças com necessidades específicas. Além disso, é garantido um serviço de reforço alimentar, elemento essencial para o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas das crianças, prevendo-se que nestas férias da Páscoa sejam servidas cerca de 2 mil refeições. As cantinas escolares estarão abertas nos polos onde decorre o programa, nomeadamente em 27 escolas, servindo refeições aos alunos inscritos no GAIAaprende+ e também os alunos que usufruem de ação escolar, desde que o solicitem.
A comparticipação familiar é definida de acordo com o escalão de ação social atribuído à criança e se ela frequenta ou não o programa GAIAaprende+ durante o ano letivo. Neste sentido, os valores variam entre os 18 e os 48 euros.
O GAIAaprende+, que este ano assinala os seus dez anos de existência, não é apenas uma resposta educativa. É uma iniciativa que incentiva a criatividade, o convívio saudável e o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro.
Fonte/Foto: CM Gaia