Em
Concelho de Vila Nova de Gaia

2025/06/13

GaiaShopping acolhe exposição “Mar’Arte” até 19 de junho

Freguesias

Está a decorrer até 19 de junho no GaiaShopping, a exposição «Mar’Arte», uma mostra que une arte, ciência e educação ambiental em torno da proteção dos oceanos.

Inaugurada no Dia Mundial do Ambiente, a exposição está patente na Praça Central – Piso 0 e convida o público a refletir sobre o impacto do lixo marinho e a importância da sustentabilidade, através de obras criativas que transformam resíduos em arte.

Esta mostra resulta de um projeto inovador que combina a arte e a consciencialização ambiental, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o impacto do lixo marinho e incentivar a transformação de resíduos em "instalações/representações artísticas”.

A exposição vai gerar uma reflexão sobre o desperdício de recursos naturais, o impacto ambiental e a importância de ações de sensibilização, além de identificar a criatividade como uma ferramenta de mudança. Contempla cinco estruturas de animais marinhos, que apelam à consciência ecológica e cidadã, caracterizadas pelos alunos das escolas que participam no projeto, nomeadamente: Academia de Música de Vilar do Paraíso – Peixe; Agrupamento de Escolas da Madalena – Golfinho; Agrupamento de Escolas de Canelas – Tartaruga; Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente – Foca e Escola Secundária de Almeida Garrett – Polvo. Integram a exposição painéis infográficos do CIIMAR, com dados e conteúdos científicos que visam informar para o problema do plástico no Oceano.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude, "este tipo de atividades são um excelente exemplo do que queremos com o GOP+JOVEM: envolver os jovens em causas com impacto real na comunidade. A sua energia, criatividade e sentido de responsabilidade são fundamentais para promover a mudança. Através do projeto «Mar’Arte», reforçamos a ligação dos jovens ao território e aos desafios ambientais, incentivando uma cidadania mais ativa e consciente”.

O Mar’Arte é um projeto ambiental e artístico desenvolvido no âmbito do GOP+Jovem, um programa que promove a participação ativa dos jovens na construção de soluções para a sua comunidade. A ideia original partiu de Inês Sousa, uma jovem de 14 anos, profundamente preocupada com os impactos do lixo marinho nas zonas costeiras e com o papel que a sua geração pode ter na mudança.

A entrada é gratuita e a exposição está aberta ao público durante o horário de funcionamento do centro comercial.

 

Fonte/Foto: CM Gaia

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Gaia apresenta “Vitória” campeão de bilheteira, com Fernanda Montenegro
23/01/2026
Homem detido por tentativa de incêndio e posse de arma de fogo na Madalena
23/01/2026
PortdanceFest 2026 regressa ao Pavilhão Municipal este fim de semana
22/01/2026
Mais de 70 Polícias Municipais em cursos de técnicas de intervenção
22/01/2026
Bombeiros e Proteção Civil de Gaia reúnem com Secretário de Estado da Proteção Civil
21/01/2026
FC Gaia Andebol Sub-16 apuram-se para Fase Nacional
21/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
20/01/2026
Academia de Dança de Vilar do Paraíso apresentou “O Principezinho”
20/01/2026