No âmbito da Oficina de Educação Ambiental, Reciclagem e Sustentabilidade, os jovens do Centro de Inclusão Social (CIS) – polo de Grijó tiveram a possibilidade de realizar, no dia 17 de março, uma visita às ribeiras de Gaia, acompanhada pelos biólogos e técnicos de Educação Ambiental do Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (CEARG).
A visita consistiu num verdadeiro passeio de descoberta ao longo da Ribeira do Espírito Santo, local onde foram abordados temas como a identificação de espécies características dos ecossistemas ribeirinhos da região Noroeste de Portugal, a importância deste ecossistema para a biodiversidade e para a regulação do clima ou a importância das árvores e dos insetos (especialmente os insetos polinizadores).
Os jovens puderam ainda observar algumas das espécies piscícolas e de avifauna características dos cursos de água de Portugal, ou mesmo plantas comestíveis que se encontravam na margem da ribeira. Foram igualmente abordados temas como a qualidade e uso responsável da água.
Esta visita foi muito enriquecedora para os jovens do CIS, não apenas pelo contato com a natureza, mas também pela promoção de conhecimento da fauna e flora dos ecossistemas ribeirinhos do Município. Ao mesmo tempo, constituiu uma oportunidade de reforçar a sensibilização e os conhecimentos adquiridos pelos jovens no âmbito da Oficina de Educação Ambiental, Reciclagem e Sustentabilidade, particularmente para as questões relacionadas com a água, resíduos e conservação da natureza. Foi, sem dúvida, uma experiência e oportunidade única para os nossos jovens com neuro-diversidade.
Fonte/Foto: CM Gaia