No dia 5 de julho, o Jardim do Espinheiro, no Quarteirão do Espinheiro, em Canidelo, foi o palco da segunda edição de «O Bairro é de Todos», uma iniciativa promovida no âmbito do programa «Meu Bairro, Minha Rua».
O grande destaque da tarde foi a inauguração da Liberteka, um projeto cuja missão é garantir o acesso gratuito aos livros, através da instalação de bibliotecas comunitárias. A ideia é tornar os livros tão acessíveis quanto um banco de jardim e disseminar a ideia de que a cultura pode estar disponível para todos, em qualquer lugar.
Durante a tarde, o espaço foi animado com momentos culturais para todas as idades: a música de Helena Sarmento envolveu o jardim com notas de emoção e identidade, enquanto os mais pequenos se divertiram com uma encantadora atividade de fantoches, pensada para promover o imaginário pela animadora e escritora de literatura infantil Nádia Pereira.
A iniciativa teve como objetivo dinamizar este novo espaço público, transformando-o num ponto de encontro para a comunidade, onde se celebra a leitura e o convívio.
Com a chegada da Liberteka, o Jardim do Espinheiro ganha agora um novo significado — o de ser também um lugar onde os livros habitam e inspiram.
Fonte/Foto: CM Gaia