Em
Concelho de Vila Nova de Gaia

2025/11/28

Literatura de Hélia Correia marcou o «Palavras são Raízes»

Concelho

A escritora Hélia Correia foi a convidada da sessão do passado dia 27 de novembro de «Palavras são Raízes», um ciclo de conversas com curadoria de Marta Pais Oliveira, que decorre na Biblioteca Pública Municipal de Gaia. O encontro foi uma viagem pelas influências, pela criação literária e pela força transformadora da palavra — marca central deste projeto que tem reunido autores de diferentes áreas, da ficção à poesia, do teatro à música.

Nascida em Lisboa, em 1949, Hélia Correia é uma das vozes mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea. Licenciada em Filologia Românica e antiga professora do ensino secundário, destacou-se como poetisa, dramaturga e, sobretudo, como ficcionista, após a publicação de "O Separar das Águas”, na década de 1980. Seguiram-se obras como "Montedemo”, "Insânia”, "A Casa Eterna”, "Lillias Fraser” — distinguido com o Prémio de Ficção do PEN Clube (2001) e com o Prémio D. Dinis (2002) —, "Bastardia”, "Adoecer” e "Um Bailarino na Batalha”, este vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB em 2018.

Na poesia, a autora soma inúmeras colaborações em antologias e na imprensa, além de títulos como "A Pequena Morte/Esse Eterno Canto”, "Apodera-te de Mim”, "A Terceira Miséria” — distinguido com o Prémio de Poesia PEN Clube e com o Prémio Correntes d’Escritas — e "Acidentes”, igualmente premiado. A sua escrita teatral evidencia a herança dos clássicos gregos e a autora tem ainda uma significativa produção dirigida ao público infantil. "Certas Raízes” é o seu livro de contos mais recente. Em 2015, recebeu o Prémio Camões, a maior distinção literária atribuída a um autor de língua portuguesa.

Com «Palavras são Raízes», Marta Pais Oliveira propõe conversas que exploram a liberdade criativa e as revoluções que a leitura e a escrita podem abrir. A iniciativa já contou com a participação de nomes como João Reis, Filipa Leal, Luca Argel, Isabel Rio Novo, Paulo M. Morais, Sara Duarte Brandão, Ana Cristina Pereira, Richard Zimler, Julieta Monginho, João Habitualmente, Madalena Sá Fernandes e Filipe Melo.

 

Fonte/Foto: CM Gaia

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Maior redução de sempre na fatura da água em Gaia
30/01/2026
Talento jovem do CIS brilha na abertura do Voluntariado 2026
30/01/2026
Biblioteca Municipal recebe vida e obra de Camilo Castelo Branco
29/01/2026
Gaia distinguida com Bandeira de Capital Portuguesa do Voluntariado 2026
29/01/2026
FC Perosinho com vitória expressiva frente ao Leverense B
28/01/2026
A dança falou todas as línguas com talento e diversidade no PortDanceFest
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Município e Proteção Civil com medidas preventivas devido ao risco de cheias
27/01/2026