Ao abrigo do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o Município de Vila Nova de Gaia tem desenvolvido sessões de realidade virtual para a promoção de um maior bem-estar dos seus munícipes.
Implementada pelo Centro Avançado de Saúde Mental e Investigação (CASMI), esta ação inovadora e personalizada consiste na disponibilização de sessões individuais de relaxamento imersivo, com recurso à tecnologia da realidade virtual que transporta os participantes para ambientes virtuais relaxantes.
Cada sessão é individual, acompanhada sempre por uma psicóloga especialista em Terapia de Exposição à Realidade Virtual. Como em qualquer intervenção de psicologia, a observação qualitativa e a consideração de resultados quantitativos são fundamentais à interpretação da sua eficácia.
Assim sendo, nas sessões de realidade virtual, a atividade psicofisiológica é considerada relevante, uma vez que pode fornecer informações mais objetivas e precisas sobre os processos emocionais e cognitivos, do que os disponíveis por métodos subjetivos. Por isso, as sessões são monitorizadas através de um oxímetro que mede, consistentemente, a frequência cardíaca e a saturação de oxigénio do participante.
Pretende-se que este seja um momento de conexão, que potencie a redução dos níveis de stress e ansiedade e o aumento do foco, da produtividade e/ou da criatividade.
A realidade virtual é para todos. Se estivermos disponíveis a experienciar a tecnologia aliada à saúde, estamos em condições de fazer a sessão.
Fonte/Foto: CM Gaia