O Valadares Gaia Futebol Clube (Liga BPI) venceu o Futebol Clube Porto (III Divisão Nacional) por 3-0 na final da Taça da Associação de Futebol do Porto, num jogo disputado a 17 de maio no Estádio de São Miguel, em Gondomar. Como gesto simbólico de homenagem às atletas, equipa técnica e dirigentes, o executivo municipal recebeu a comitiva, a 20 de maio, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Nesta cerimónia, foram entregues ao Valadares Gaia Futebol Clube o Foral de Gaia e a Medalha de Homenagem Municipal. Foram, também, distinguidos o presidente do clube, José Manuel Soares, com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo – Grau Ouro, e com a Medalha de Homenagem Municipal a AF Porto, na pessoa do seu presidente, José Neves, pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em prol da modalidade e dos clubes locais.
Recorde-se que a formação gaiense chegou a três finais da Taça de Portugal (2012/2013, 2015/2016 e 2018/2019) e ganhou a Supertaça Feminina de 2016. Na época atual, o Valadares terminou a Liga BPI em quinto lugar, superando a classificação obtida no ano anterior. Desde que está no primeiro escalão nacional (2013/2014), a equipa tem-se mantido recorrentemente na metade superior da tabela, o que demonstra a consistência do projeto a um nível elevado.
A Taça AF Porto Feminina foi criada na atual época desportiva (2024/2025), com o objetivo de ser mais uma competição que visa a promoção do futebol feminino, mas também como forma de colmatar algumas fases da época em que os clubes não têm competição, permitindo envolvê-los na luta por mais um troféu.
Fonte/Foto: CM Gaia