De 26 de julho até ao final do ano, a circulação ferroviária noturna entre Porto-Campanhã e Aveiro vai estar condicionada devido aos trabalhos de construção de uma passagem inferior na estação Gaia-Devesas, no âmbito da empreitada da Linha Rubi do Metro do Porto.
Em comunicado, a empresa informa que os condicionamentos ocorrerão, sobretudo, durante a noite e aos fins de semana, por forma a minimizar impactos para os passageiros. Para "assegurar o serviço e reduzir os transtornos causados por estes condicionamentos”, a Metro do Porto vai assegurar "transbordo rodoviário aos passageiros da CP, com paragens junto às seguintes estações ferroviárias: Porto-São Bento, Porto-Campanhã, General Torres, Gaia-Devesas, Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Ovar e Aveiro (para serviços de longo curso)”.
Neste sentido, aos fins de semana a partir de 26 de julho e até 10 de agosto, bem como de 20 a 28 de setembro, haverá condicionamentos na circulação ferroviária das 23h50 às 7h50. Já nos fins de semana de 17 a 31 de agosto e de 5 de outubro a 2 de dezembro, os condicionamentos decorrerão entre as 22h00 e as 10h00. Nos dias úteis, de 11 de agosto a 25 de setembro (inclui o feriado de 15 de agosto) e de 26 de novembro a 12 de dezembro (incluindo os feriados de 1 e 8 de dezembro), os trabalhos obrigarão a condicionar a circulação ferroviária naquele troço entre as 23h00 e as 5h00.
O início da construção de uma passagem inferior na estação Gaia-Devesas, que obriga a estes condicionamentos, foi articulado com a Infraestruturas de Portugal e a CP — Comboios de Portugal, segundo assegura a Metro do Porto.
A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao metro e à circulação pedonal e de bicicletas. Em Gaia, as estações previstas para esta linha são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.
Fonte/Foto: CM Gaia