O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou, na Área Metropolitana do Porto (AMP), um plano de estudo e a definição de medidas mitigadoras do trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), num passo histórico para melhorar a circulação automóvel nesta via de atravessamento, atualmente marcada por um volume intenso de trânsito e acidentes constantes. O documento foi apresentado numa reunião com os municípios envolvidos decorrida na quinta-feira, 3 de abril.
Em avaliação, desde já, por um grupo de trabalho criado pela tutela estão alterações como o desvio de veículos pesados, nas horas de mais tráfego, desta via para a Circular Regional Exterior do Porto (CREP ou A41), procurando garantir alternativas sem excessivo custo, e também medidas dissuasoras de atravessamento da VCI em horários específicos, com vista a mobilizar o tráfego para outras soluções de percurso.
"O Governo irá encetar todos os esforços para que haja uma redução das tarifas na CREP, tendencialmente gratuitas para todos os veículos pesados", garantiu Miguel Pinto Luz, destacando que esta medida permitirá reduzir "16% a 20% do tráfego de veículos pesados na VCI” a partir de 2026. Para chegar a este objetivo, o governante esclareceu que "o Ministério das Infraestruturas, a IP e os municípios definiram que um grupo de trabalho começará a definir todas as medidas mitigadoras que podemos colocar em prática para dissuadir o tráfego de passagem por dentro da VCI e por dentro da cidade do Porto”. O grupo de trabalho será coordenado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e contará com dois representantes do IMT e dois da IP.
As medidas agora apresentadas visam mitigar o impacto social, económico e ambiental negativo do tráfego intenso na VCI, bem como melhorar as condições de acessibilidade e de segurança para os cidadãos que se deslocam por esta via.
Fonte/Foto: CM Gaia