Realizou-se, na passada segunda-feira, 17 de novembro, a primeira reunião do Conselho Metropolitano do Porto após as eleições autárquicas de 12 de outubro, agendada e presidida pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes. Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do Porto, foi eleito presidente deste órgão, estando as vice-presidências entregues a Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca. A votação registou 16 votos a favor e um voto contra. No final da reunião, Pedro Duarte afirmou que o seu propósito "é dar força, solidez, consistência e futuro" à região, que "tem um enorme potencial".
A mobilidade foi assumida, por todos, como um dos dossiers mais importantes e uma prioridade estratégica, essencial para melhorar ligações entre municípios, reduzir congestionamentos e garantir um sistema de transportes mais eficiente, sustentável e integrado.
Recorde-se que o Conselho Metropolitano do Porto é um órgão deliberativo da Área Metropolitana do Porto (AMP), composto pelos 17 presidentes dos municípios da AMP.
Fonte/Foto: CM Gaia