Em
Concelho de Vila Nova de Gaia

2025/03/17

Porto e Gaia unem-se na candidatura a Capital Mundial do Desporto 2027

Desporto

A candidatura conjunta do Porto e Gaia a Capital Mundial do Desporto 2027 ganhou, esta sexta-feira, 14 de março, um novo fôlego. Na Câmara Municipal do Porto, o autarca Rui Moreira abriu as portas ao comité de avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES), onde teve oportunidade de retratar o comprometimento coordenado nesta missão.
Depois de, no início deste ano, a candidatura conjunta do Porto e Gaia – que se destacam como potenciais pioneiras na conquista deste título para Portugal, já que este passo nunca foi dado por duas cidades em simultâneo – ter sido reconhecida como finalista neste processo, o dia 14 de março foi o momento de o comité de avaliação da ACES Europa ver de perto o que por cá se faz neste âmbito.
As duas cidades, "unidas por séculos de história forjados na partilha do mesmo rio – o Douro", começou por apresentar o presidente da Câmara do Porto, dão agora gás a uma candidatura que "celebra os valores ético-sociais do desporto, com o intuito de promover a sua comunhão pelo mundo". "Ligadas por inabaláveis laços históricos, culturais, socioeconómicos e afetivos", destacou o autarca portuense, as duas cidades querem, através desta candidatura, ficar ainda mais unidas "em nome dos valores e benefícios do desporto".
A organização da Capital Mundial do Desporto 2027 é, nas palavras de Rui Moreira, "um desafio no qual as cidades de Porto e Gaia estão fortemente comprometidas e empenhadas", tendo "grandes expectativas e muita confiança no sucesso" do processo em curso.
O Município de Vila Nova de Gaia foi representado pelo vereador do Desporto, José Guilherme Aguiar, que também destacou o "compromisso" sentido nos dois lados do rio. Perante a delegação de avaliação, o autarca destacou que, a passagem pelas cidades, irá permitir "testemunhar o impacto positivo que o desporto tem na vida da população". "Porto e Gaia têm trabalhado em conjunto para a construção de uma sociedade justa, coesa e sustentável", frisou José Guilherme Aguiar, dando como exemplo a edificação, em sintonia, da sede da Liga Portugal, localizada na freguesia portuense de Ramalde.
Numa altura em que a candidatura do Porto e Gaia ainda compete com a de Buenos Aires, na Argentina, o presidente portuense não deixou escapar a oportunidade de espelhar o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área de relevo na gestão municipal, na qual são direcionadas "políticas efetivas de promoção junto de uma comunidade de quase 542 mil pessoas".
No caso do Porto, "foram investidos em políticas e infraestruturas desportivas cerca de 35 milhões de euros, entre 2021 e 2024", retratou o autarca, que enumerou algumas das prioridades do Município, como é o caso do incentivo ao exercício físico regular, a melhoria das infraestruturas, a dinamização do desporto escolar, o apoio a clubes e associações locais, a organização de eventos desportivos ou a atração de grandes competições.
"O desporto está muito arreigado na história e identidade, nos hábitos e cultura, no modo de viver e pensar das nossas duas cidades", justificou Rui Moreira, ao lembrar que o Porto tem acolhido "várias competições internacionais", nas quais demonstra "capacidade organizativa" e "paixão pelo desporto". "Não queremos apenas fazer história, colocando Portugal pela primeira vez no mapa das Capitais Mundiais do Desporto. Queremos, sobretudo, ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do desporto num mundo e numa era de grandes transformações", expressou ainda.
Em conclusão, o presidente da Câmara do Porto lembrou que o trabalho que agora está a ser feito só dará frutos mais para à frente. "É uma forma de deixarmos aqui a semente daquilo que é preciso continuar a fazer", referiu Rui Moreira, que alicerçou uma garantia: "Isto vai apaixonar e encantar as pessoas em todas as modalidades".
Já José Guilherme Aguiar também assegurou: "respeitamos a máxima de que o desporto é para todos".
O presidente da ACES Europa, Gianfranco F. Lupattelli, por sua vez, aproveitou a ocasião para motivar a candidatura conjunta, lembrando outras cidades portuguesas que se tornaram embaixadoras europeias – como é o caso de Matosinhos, que, em 2025, foi selecionada Capital Europeia do Desporto – e destacando as múltiplas potencialidades que o país possui para receber eventos de grande dimensão.
"A vitória deve ser dada ao melhor", realçando que "o mais importante é participar" neste tipo de indicativas. "Sou europeu, quero que ganhe Portugal. Os americanos [da comitiva] preferem que ganhe Buenos Aires. Esta é a motivação para que vença o melhor", gracejou o responsável.
Na receção nos Paços do Concelho, além da vereadora do Desporto do Porto, Catarina Araújo, estiveram também presentes os embaixadores da candidatura, ou seja, personalidades que apoiaram este projeto desde o primeiro momento. Entres eles, Max Oliveira, parceiro em vários projetos do Município e figura incontornável do breaking a nível nacional, a aleta Fernanda Ribeiro ou o ciclista Rui Jorge Oliveira.
A visita do comité de avaliação seguiu com uma visita a diferentes locais de interesse desportivo nos dois municípios, entre os quais o Complexo Desportivo do Monte Aventino, o Estádio do Dragão, o Pavilhão Multiusos Nelson Mandela, o Complexo da Lavandeira (Centro de Alto Rendimento, Pavilhão e Estádio Municipal) e o Parque Desportivo de Ramalde – INATEL. A comitiva teve, assim, oportunidade de conhecer as duas cidades de perto, estando, ainda, previsto, para este sábado, um passeio de barco pelo Douro, momento no qual as equipas responsáveis vão defender o projeto.
Após a passagem por Portugal, a comitiva dirige-se para Buenos Aires, onde ficará a conhecer a única rival da candidatura conjunta de Porto e Gaia. O anúncio do vencedor deverá ser divulgado pela ACES entre abril e maio.

 

Fonte/Foto: CM Gaia
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Feira do Fumeiro da Madalena começa esta sexta-feira
28/03/2025
Homem detido por homicídio qualificado em Gaia
28/03/2025
Átrio do Paços do Concelho é palco do Quarteto Parnaso
27/03/2025
Gaia recebeu primeiras Jornadas «Integrar políticas para promover Saúde»
27/03/2025
Jovens do Centro de Inclusão Social visitam Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia
26/03/2025
Mais de 8.500 participantes presentes na Meia Maratona de Gaia
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Centro de Mafamude foi palco da iniciativa em que o envelhecimento foi o tema central
25/03/2025