O dia 28 de junho ficou marcado pela cerimónia de hastear de bandeiras nas praias de Vila Nova de Gaia, estando, assim, tudo a postos para mais uma época de verão com toda a qualidade e segurança nas zonas balneares do concelho. Na cerimónia, realizada na Praia de Salgueiros – onde foram hasteadas a Bandeira Azul e a de Praia Acessível –, foram entregues aos presidentes de juntas de freguesia os galardões a hastear em cada zona balnear.
No que toca à Bandeira Azul, Gaia é um dos concelhos do país com mais galardões atribuídos, num total de 19 tendo, conquistado, uma vez mais, o pleno em todas as suas praias marítimas. Esta bandeira foi, assim, hasteada nas praias de Aguda, Canide-Norte, Canide-Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Granja, Lavadores, Madalena-Norte, Madalena-Sul, Mar e Sol, Marbelo, Miramar, S. Félix da Marinha, Salgueiros, Sãozinha, Senhor da Pedra, Valadares-Norte e Valadares-Sul.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e portos de recreio e embarcações que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação, proteção e sensibilização ambiental e responsabilidade social. A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um ecolabel, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Já no que diz respeito à bandeira Praia Acessível, foi hasteada em seis praias gaienses: Aguda, Canide-Norte, Miramar, Salgueiros, Senhor da Pedra e Valadares Sul. O Programa «Praia Acessível – Praia para Todos!», projeto lançado em 2005, atribuiu o galardão às primeiras Praias Acessíveis em 2005, resultado de uma parceria protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal. O seu principal objetivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
Fonte/Foto: CM Gaia