No passado dia 26 de setembro, a Praia de Miramar, a Praia do Senhor da Pedra e a Praia da Sãozinha foram palco de uma ação de limpeza de lixo marinho e de remoção da espécie invasora chorão-das-areias (Carpobrotus edulis), abrangendo cerca de 2000 m² de ecossistema dunar.
Esta intervenção contribuiu para a recuperação da vegetação nativa, essencial à estabilização das dunas, à prevenção da erosão costeira e à proteção da biodiversidade.
A iniciativa decorreu no âmbito da Campanha #EUBeachCleanUp, um desafio europeu, e foi promovida pela Câmara Municipal de Gaia, através da Divisão de Juventude, em colaboração com as Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu e a Empresa Municipal Águas de Gaia.
Participaram cerca de 90 alunos de diferentes estabelecimentos de ensino de Gaia — Escola Secundária Gaia Nascente, Colégio de Gaia, Escola Profissional de Gaia e Escola Profissional do Infante.
Durante a tarde, os estudantes desempenharam de forma exemplar a sua missão, contribuindo para a redução do lixo e da poluição marinha e, simultaneamente, aumentando a consciencialização ambiental sobre o impacto dos hábitos quotidianos na saúde dos oceanos.
Fonte/Foto: CM Gaia