A funcionar há pouco menos de meio ano, a equipa da Clínica de Hábitos Saudáveis da Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho (ULSGE) já alcançou resultados expressivos e altamente promissores. Mais de 60 utentes que integram a primeira fase do projeto evidenciam melhorias significativas em vários indicadores de saúde, incluindo reduções consistentes na obesidade, no sedentarismo, na hipertensão, na diabetes e nos sintomas de depressão.
Dirigida a adultos com fatores de risco cardiovascular e de doença mental, esta clínica tem como principal missão promover estilos de vida mais saudáveis e prevenir eventos cardiovasculares através de um acompanhamento personalizado e multidisciplinar. As intervenções incluem planos de atividade física, sessões de educação alimentar e iniciativas de literacia em saúde, todas orientadas para diminuir os principais fatores de risco — com destaque para o excesso de peso, a inatividade física e as doenças cardiovasculares.
Em declarações à RTP, Firmino Machado, diretor da Unidade de Planeamento e Inovação da ULSGE, partilhou: "houve uma redução de 15% no Índice de Massa Corporal dos nossos utentes, uma redução de 5% do peso, mas também um aumento na adesão à dieta mediterrânica. Além disso, no início do projeto, 65% dos utentes tinham sintomas compatíveis com ansiedade e depressão e, neste momento, conseguimos um reporte de 0%. Tudo isto em conjunto com os nossos parceiros na comunidade, nomeadamente a Câmara Municipal de Gaia e a de Espinho no sentido de garantirem que chegamos a todos”.
Os resultados obtidos até ao momento reforçam a importância do investimento em programas preventivos e de proximidade, capazes de transformar hábitos e contribuir de forma direta para o bem-estar e qualidade de vida da população. Para 2026, a ambição será de passar dos atuais 65 utentes para 200.
Fonte/Foto: CM Gaia