O último dia de outubro e o primeiro de novembro serão marcados, em Vila Nova de Gaia, pela queda de chuvas intensas, em especial no dia 31, durante a madrugada e manhã, com pequeno alívio temporário à hora de almoço e durante a tarde desta sexta-feira, mas com novo agravamento na noite de 31 para 1 e na manhã desse dia (sábado).
De acordo com a Proteção Civil de Vila Nova de Gaia, prevê-se a possibilidade de taxas de precipitação que poderão chegar aos 30mm/h e acumulações que poderão chegar aos 30-50mm em três horas. No conjunto destas 36 horas, as acumulações poderão chegar aos 100mm e até ultrapassar estes valores. Assim, esta autoridade alerta para a existência de um risco elevado de Inundações rápidas em meio urbano e junto a pequenos cursos de água.
Face a estas previsões, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito do Porto sob aviso amarelo, das 21h de quinta-feira, 30 de outubro, às 00h00 de 31 de outubro, e aviso laranja, face à ocorrência de precipitação forte e por vezes persistente, desde a primeira hora de sexta-feira e até às 0h00 de 1 de novembro (sábado).
Assim, existe um risco moderado de inundações rápidas e alagamentos da via pública, em especial nos locais historicamente mais vulneráveis, em especial nas áreas altamente impermeabilizadas e com fraco escoamento superficial. Poderão existir, ainda, ocorrências relacionadas com deslizamentos, movimentos de massa e queda de blocos.
O eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis.
Fonte/Foto: CM Gaia