Ao abrigo do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o Município de Vila Nova de Gaia tem implementado o programa Ser+Vizinh@, que visa prevenir e combater situações de solidão e/ou isolamento social junto da população com 65 ou mais anos.
Assente no princípio da proximidade relacional, o programa proporciona visitas regulares por parte de voluntários/as, que desenvolvem ações de acompanhamento, apoio e convivência, nomeadamente: prestação de companhia e escuta ativa; realização de pequenos passeios; cooperação em tarefas simples do quotidiano, como pequenas compras; acompanhamento a consultas médicas ou outros serviços essenciais.
Para além do apoio individualizado, o programa desenvolve atividades regulares para promoção do envelhecimento ativo, o reforço das competências pessoais e sociais e o sentido de pertença à comunidade. São igualmente desenvolvidas ações de prevenção da violência contra pessoas 65+ e de promoção da segurança e proteção, em articulação com entidades locais e serviços competentes.
O programa já abrangeu mais de 200 pessoas em idade avançada e voluntários que com eles se relacionam e continuará a decorrer até ao final do presente ano.
O Ser+Vizinh@ representa um compromisso com a dignidade, a inclusão e o bem-estar das pessoas mais velhas, contribuindo para uma sociedade mais solidária, justa e atenta às necessidades de quem envelhece.
Fonte/Foto: CM Gaia