Na próxima sessão do Curso livre "Portugal, a Flor e a Foice" (J. Rentes de Carvalho), o Prof. Doutor José António Mendonça Pereira de Oliveira apresenta o tema «O Estado Novo: uma "nova e estimulante” interpretação», no Solar Condes de Resende, na freguesia de Canelas,no este sábado, 16 de novembro, das 15h00 às 17h00.
«A divulgação histórica implica produção de conhecimento rigoroso, fundamentado, sistemático, baseado em fontes preferencialmente primárias, que permitam uma interpretação do passado. Uma das grandes dificuldades deste desiderato (além de muitas outras), é a proximidade do investigador com o objeto de estudo (proximidade física, temporal, ideológica, social…).
Todo o discurso histórico é pessoal, revelando uma determinada interpretação dos factos (subjetividade), daí estar sujeito, como todo o conhecimento científico, ao contraditório, ao debate, a novas abordagens/interpretações e, eventualmente, a correções. É um conhecimento dinâmico. Como afirmou Maria de Fátima Bonifácio (1993), «no limite, a linguagem histórica devia ser tão árida, tão neutra e tão concisa como uma aritmética: uma forma anti literatura».
Todo o fenómeno social é complexo, na sua génese, no seu devir e nas suas consequências, bem como na sua apreensão e explicação. O período denominado de Estado Novo (1933-1974), por maioria de razão, é um exemplo dessa complexidade.
Esta comunicação apresentará novas e recentes interpretações sobre este período da História de Portugal. Não tomaremos partido por A ou B, apenas partilharemos visões diferentes do mesmo fenómeno. Falaremos de História.»
Curso certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Gaia Nascente, numa iniciativa da Associação de Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, em colaboração com o Município de Vila Nova de Gaia.
O curso prolonga-se até ao dia 26 de abril de 2025, dividido em 13 sessões, aos sábados, das 15h00 às 17h00.
Presencial e por videoconferência; Frequência mediante inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
Fonte: CM Vila Nova de Gaia
Foto: VN Gaia/Paula/Francisco