Este ano, os desfiles têm início no domingo, dia 12 de janeiro, pelas às 08h00, estando prevista uma passagem pela Câmara Municipal entre as 15h00 e as 16h00, concentrando-se a partir das 17h00 na Igreja da freguesia de Mafamude.
As origens são antigas e envolvidas em algum mistério, muito provavelmente pré-cristãs. Certo é que esta tradição está fortemente ligada à comunidade ribeirinha, e à formação do território que, hoje em dia, constitui a cidade de Gaia.
No primeiro domingo depois do dia 10 de janeiro, o São Gonçalo, acompanhado por São Cristóvão e por São Roque, desfilam pelas ruas em proteção não só dos homens e mulheres do rio e do mar, de quem são santos protetores, como de toda a comunidade gaiense, que continua fervorosamente a afirmar que "E ele é nosso. E é, é, é!", sobrepondo-se ao clamor dos bombos da "Nova Comissão do São Gonçalo da Rasa", dos "Mareantes do Rio Douro" e da "Associação de São Gonçalo Antiga da Rasa", guardiões das cabeças dos santos e da memória desta tradição milenar.
Fonte/Foto: CM Gaia