O FIMI – Festival Internacional da Máscara Ibérica realiza-se, nos dias 23 e 24 de maio, em Vila Nova de Gaia, num regresso ao Norte de Portugal que promete uma verdadeira celebração das tradições ancestrais. Nestes dias, Gaia acolherá caretos, mascarados e grupos musicais de Portugal e Espanha, numa celebração da cultura imaterial ibérica. Uma oportunidade única para conviver de perto com os foliões fora dos diversos contextos regionais ibéricos, onde mitos e lendas perdidas no tempo inspiraram os nossos antepassados, recriando o colorido e a exuberância das máscaras, sejam elas protetoras ou provocadoras, mas sempre carregadas de grande valor simbólico.
O momento alto será o desfile com mais de 500 participantes, no dia 24 de maio, com início às 16h30, na ponte Luís I, seguindo pela Beira-Rio até ao Cais de Gaia e terminando junto ao Espaço Corpus Christi.
- Interrupção de trânsito na Rua Rodrigues de Freitas, entre a Alameda da Serra do Pilar e a Avenida da República, das 15h30 às 16h30;
- Interrupção de trânsito na Calçada da Serra, entre a Rua Cabo Simão e a Rua do Pilar, das 15h30 às 17h30;
- Interrupção de trânsito na Rua do Pilar, entre a Calçada da Serra a Rua da Fervença, das 15h30 às 17h30;
- Interrupção de trânsito na Rua de Guedes Amorim, entre a Rua General Torres e a Rua do Pilar, das 15h30 às 17h30;
- Interrupção de trânsito na Rua da Fervença, entre a Rua do Pilar e Rua General Torres, das 15h30 às 17h30;
- Interrupção de trânsito na Rua General Torres, entre a Rua da Fervença e o Largo Luís I, das 16h00 às 18h00;
- Interrupção de trânsito na Rua Cabo Simão, entre a Calçada da Serra e a Rua General Torres, e entre a Rua Casino da Ponte e a Rua General Torres, das 16h00 às 18h00.
O FIMI 2025 é uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da ADGTCP (Progestur), com o apoio do Turismo do Porto e Norte. Este festival tem merecido a presença de milhares de espetadores, agregando centenas de associações, municípios e regiões, na sua maioria, da Península Ibérica.
Fonte/Foto: CM Gaia