O Valadares Gaia FC Futebol Feminino, foi ganhar a casa do Rio Ave FC, registando a quarta vitória em oito jornadas, passando a somar 14 pontos, pecúlio suficiente para preservar o lugar no pódio.
A preciso de pontos para ganhar folêgo na luta pela manutenção, as vilacondenses entraram melhor na partida, mas as visitantes souberam controlar o ímpeto das rivais e responder na mesma medida.
A primeira oportunidade de golo surgiu aos 12 minutos, quando Carlota Cristo surgiu na área do Valadares mas não teve pontaria para atirar a contar. A capitã Jennie Lakip assegurou a resposta gaiense, três minutos depois, mas o seu cabeceamento também não foi perfeito, pese embora o bom movimento na antecipação à guardiã Cassie Coster.
A primeira parte não foi realmente pródiga em ocasiões de golo e foi preciso esperar pelo minuto 44 para ver o perigo rondar uma das balizas. Neste caso, a do Rio Ave: Vânia Duarte, lateral do Valadares Gaia, subiu no terreno e atirou de longe, levando a bola a passar bem perto da trave adversária.
O empate assentava que nem uma luva ao intervalo e o equilíbrio manteve-se ao longo da 2.ª parte, agora com ligeiro ascendente do Valadares Gaia.
Carolina Ferreira dispôs da primeira oportunidade de golo, após o reatamento, rematando ao lado da baliza do Rio Ave, aos 49 minutos. Jennie Lakip voltou a tentar o golo de cabeça, mas desta vez acertou em cheio na figura de Cassie Coster (52'). E como não há duas sem três, Morgan Stone desperdiçou mais uma ocasião de golo para o Valadares Gaia (53'), a terceira no espaço de quatro minutos. O Rio Ave acusou o toque e respondeu com duas tentativas de golo, por Madalena Fernandes (56') e Carlota Cristo (57').
Mais intenso e melhor jogado, o desafio conheceu outro destino quando Erica Meg abriu a contagem, na conversão de um pontapé de penálti, aos 65 minutos.
O Rio Ave tentou contrariar a vantagem visitante e o empate esteve à vista em duas ocasiões, ambas protagonizadas por Chardonnay Curran, que esteve à beira do golo aos 83 e aos 84 minutos.
Absolutamente letal, Jennie Lakip assumiu o estatuto de capitã e liderou o grupo rumo à vitória, assinando ela própria o golo que acabou por sentenciar o jogo. Assistida por Morgan Stone, a norte-americana assinou o 2-0 final, aos 86 minutos.
O resultado final mantém o Valadares Gaia no 3.º lugar e prende o Rio Ave na zona de aflição.
Fonte/Foto: FPF