O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito do Porto sob aviso amarelo face à previsão de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, entre as 6h e as 21 horas desta quarta-feira, 8 de janeiro. Há, também, aviso amarelo devido ao vento forte (das 3h às 12 horas do dia, com rajadas até 75 km/h no litoral, e à agitação marítima (das 6h do dia 8 às 18 horas do dia 9).
Esta quarta-feira, 8 de janeiro, poderão ocorrer taxas de precipitação/h entre 15 a 20mm/h, com acumulações em seis horas que poderão chegar aos 40-50mm, ocorrendo o eventual pico entre a madrugada e manhã. A chuva poderá ser acompanhada de trovoadas, por vezes intensas, que poderão prolongar-se e acentuar a sua intensidade. O vento também será um fator de risco, podendo atingir os 40 a 50km/h e com rajadas até 80km/h, em especial entre as 23 horas desta terça-feira (7 de janeiro) e as 15 horas do dia 8, valores que poderão ser mais elevados nas áreas mais altas do concelho.
Assim, existe um risco moderado de inundações rápidas e alagamentos da via pública, em especial nos locais historicamente mais vulneráveis, em especial nas áreas altamente impermeabilizadas e com fraco escoamento superficial. Poderão existir, ainda, ocorrências relacionadas com deslizamentos, movimentos de massa e queda de blocos.
________________________________
Os dias de chuva requerem mais cuidado na condução
A má visibilidade, a perda de aderência e o maior desgaste do veículo são os principais fatores que concorrem para uma maior perigosidade da condução. Adapte a condução ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo e à intensidade do trânsito.
Antes de iniciar uma viagem:
Verifique se os pneus estão em bom estado de conservação e pressão;
Verifique se o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento;
Assegure-se do bom funcionamento do sistema de travagem, do limpa para-brisas e do estado de conservação das escovas.
Durante a condução:
Adote uma condução defensiva;
Aumente a distância de segurança entre veículos;
Respeite os limites de velocidade;
Tenha especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
Garanta que tem os vidros desembaciados;
Circule com as luzes acesas.
Conduza com cuidado e adapte sempre a sua condução às condições atmosféricas e da via.
Fonte/Foto: CM Gaia | IPMA