A infância e a juventude são, hoje, reconhecidas como fases únicas da vida, que exigem direitos e cuidados específicos. Assegurar um desenvolvimento integral, saudável e equilibrado das crianças e jovens é uma responsabilidade partilhada por toda a sociedade, refletida em medidas políticas, legislativas, sociais e culturais.
Na sua 16ª newsletter, intitulada “Vulnerabilidades Sociais na Infância e Juventude em Vila Nova de Gaia”, o Observatório Social de Gaia analisa a atuação dos mecanismos e estruturas que, no concelho, promovem a proteção de crianças e jovens expostos a contextos que ameaçam o seu desejável desenvolvimento equilibrado, saudável e integral. São analisados dados das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), das Casas de Acolhimento Residencial (CAR), e dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).
Convidamo-la/o à leitura crítica e reflexiva desta informação. Incentivamo-la/o, igualmente, a descobrir edições anteriores do Observatório Social de Gaia, disponibilizadas nas páginas oficiais da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
O Observatório Social de Gaia resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Departamento e Instituto de Sociologia). Com início em 2019, tem vindo a publicar regularmente newsletters, disponíveis online e em versão física, que fornecem leituras sobre o território e a população gaiense. As análises efetuadas pela equipa do Observatório Social respeitam formalidades de rigor científico, desde o momento da coleta e produção da informação, até ao ato de sistematização e análise dos dados.
Fonte/Foto: CM Gaia